Respostas
Tipos
Enquanto todos os organismos que utilizam a respiração aeróbia são basicamente do mesmo modo, há uma grande variedade de tipos de respiração anaeróbia. O mais comum é a redução de nitrato, a redução do sulfato e a redução de carbonato.
Semelhanças
Todas as formas de função de respiração celular para a produção de ATP, a qual utiliza a célula de transporte de energia. Todas as formas de respiração anaeróbica são menos eficientes do que a respiração aeróbia.
Redução de nitrato
Redução de nitratos, reduzindo a actos de nitrato (NO3-) em nitrito (NO2-), que consome iões de hidrogénio e produção de água no processo. Alguns microrganismos pode reduzir ainda mais o nitrito, a atmosfera de azoto, em alguns casos, mas as bactérias têm que ter cuidado para que alguns dos produtos intermédios são tóxicos.
Redução sulfato
Redução do sulfato só é visto em organismos que vivem em ambientes com pequenas quantidades de oxigênio. Ele funciona através da redução de sulfato (SO4-2) de sulfeto (S-2).
Redução Carbonato
Existem várias maneiras de produzir energia através da redução de carbonato. A maioria começa com carbonato (CO3), e reduzi-lo para o metano (CH4), ou de ácido acético (CH3COOH).
Respiração anaeróbia ou anaerobiose é o processo metabólico celular condicionado em ambientes caracterizados pela ausência de gás oxigênio (O2). Muitas bactérias não são tolerantes ao oxigênio, por isso são denominadas anaeróbias obrigatórias (elas somente sobrevivem em ambientes redutores).
Outras bactérias, no entanto, mais especializadas, conseguem se adaptar a situações diversas: tanto na presença quanto na ausência de oxigênio, sendo chamadas de anaeróbias facultativas.