4-Em relação ao texto 2,responda:
a)Que sentimentos afligem o eu lírico?Justifique sua resposta com elementos do texto.
b)Para expressar seus sentimentos, qual é a comparação que o eu lírico faz nas duas primeiras estrofes do poema?
c)Nas duas últimas estrofes, o amor a que o eu lírico faz alusão é sensual ou espiritualizado?Justifique sua resposta com elementos do texto.
Respostas
Olá, tudo bem?
a) Que sentimentos afligem o eu lírico? Justifique sua resposta com elementos do texto.
O sentimento que aflige o eu-lírico é a saudade da mulher amada. Podemos percebê-lo pelo verso "Cuja saudade ardente me consome".
b) Para expressar seus sentimentos, qual é a comparação que o eu lírico faz nas duas primeiras estrofes do poema?
Nas primeiras estrofes do poema, o eu-lírico compara o nome da amada à linguagem natal, uma vez que, num sentido mais amplo, a comparação é entre a amada e uma pátria distante.
c) Nas duas últimas estrofes, o amor a que o eu lírico faz alusão é sensual ou espiritualizado? Justifique sua resposta com elementos do texto.
O amor do eu-lírico é totalmente espiritualizado, podemos percebê-lo pelo uso dos adjetivos "eterno" e "abençoada" nos últimos versos do poema. Esses adjetivos retomam uma linguagem religiosa que o poeta aplica ao seu amor pela amada.
Espero ter ajudado! (:
a) O sentimento de saudade da mulher amada aflige o eu lírico, conforme comprova o verso "Cuja saudade ardente me consome".
b) Nessas estrofes, há uma comparação do eu lírico com um exilado: assim como o exilado sofre ao ouvir a língua natal na boca de desconhecidos, o eu lírico também sofre ao ouvir estranhos falarem da sua amada.
c) O amor referido nas duas últimas estrofes é espiritualizado, pois está associado a sentimentos puros e nobres, como a devoção à pátria.
Pode-se indicar os seguintes versos como justificativa: "teu nome é [...] o nome / De uma pátria distante e idolatrada"; "E ouvi-lo é ver a eterna primavera / E a eterna luz da terra abençoada".
Parnasianismo
Tarefa referente ao poema XXXI, da série "Via láctea", de Olavo Bilac.
Apesar de pertencer ao Parnasianismo, movimento literário marcado pela objetividade, os poemas dessa série se destacam pelo sentimento amoroso e sensualidade.
Mais sobre Parnasianismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/18761416
https://brainly.com.br/tarefa/37107495
#SPJ3