Lollapalooza 2017: a Gestão de Projetos como potencializadora de experiências

Prezados alunos, tudo bem?

O evento de música Lollapalooza 2017, contou com grandes atrações de música tanto nacionais quanto internacionais. Criando um mundo mágico, de experiências maravilhosas e únicas para quem participou e pode curtir todo o contexto deste festival. No entanto, alguns problemas durante o festival foram encontrados, os quais limitaram a experiência do público, pois em muitos momentos foi necessário que estes parassem de ver as atrações (pelas quais pagaram) para resolver problemas da infraestrutura do evento:

I)Inicialmente, alguns participantes do público do festival optaram pela compra das pulseiras cashless, as quais permitiam a compra antecipada de créditos, para que dentro do evento os participantes pudessem trocá-los por alimentação, bebidas ou produtos. Elas deveriam propiciar facilidade, uma vez que o público não precisaria entrar com dinheiro e poderia curtir o festival com mais tranquilidade. No entanto, algumas pessoas, no momento da compra, por um erro do sistema, tinha suas pulseiras abastecidas reconhecidas como vazias, ou seja, sem crédito para compras. E, outras, também no momento da compra, tinham suas compras debitadas em duplicidade, pagando o dobro do valor dos produtos, por erros no sistema. O que levou estas pessoas a perderem algumas horas, e algumas atrações, para poder resolver esta questão nos guichês de atendimento, só assim para poderem utilizar o seu dinheiro corretamente dentro do festival. Aquilo que deveria trazer facilidade, infelizmente, repercutiu em transtorno para o público-alvo do evento.

II)Uma outra questão, que também implicou na dificuldade das pessoas visualizarem as atrações foram as filas de 40 minutos a 1 hora para alimentação, dificultando a compra de comidas e bebidas e limitando a experiências do público.

Para mais informações acesse o link: https://oglobo.globo.com/cultura/musica/lollapalooza-2017-sistema-de-pulseiras-gera-problemas-21116457. E conheça mais sobre a matéria e o festival.

Agora é com você:

Analisando e considerando as falhas apontadas acima, quais ações poderiam ser tomadas para evitar estes empecilhos para o consumidor? E, quais atitudes poderiam ser tomadas previamente para fazer com que o festival fosse melhor aproveitado pelos participantes e potencializar esta experiência única que o festival visa proporcionar?

Respostas

respondido por: makmorales
14

Olá,

Sobre as atitudes que poderiam ser tomadas para evitar estes empecilhos para o consumidor, temos em:

I) Para resolver quaisquer problemas técnicos seria indispensável que a equipe responsável pela implantação dos sistemas de créditos no Festival Lollapalooza 2017 realizasse uma auditoria do projeto anteriormente e durante o projeto.

Ao mesmo tempo,  haveria a presença de profissionais da área da tecnologia para resolver eventuais problemas no sistema de pegamento forma rápida e eficaz.

E antes mesmo dessas ações remediativas, o sistema de créditos deveria ter sido testado anteriormente, a fim de verificar o funcionamento das pulseiras e do modelo de pagamento utilizado. Isso teria evitado esses problemas, pois certamente uma amostrassem e checagem da qualidade teria identificado problemas com as pulseiras e o sistema.

Com relação as filas de 40 minutos a 1 hora para alimentação ocorreu novamente erros no processo de planejamento e execução (principalmente no primeiro quesito).

Com base na quantidade de ingressos vendidos e a expectativa do público seria possível ter uma previsibilidade razoável da demanda por alimentos, o que seria importante para planejar a praça de alimentação e a quantidade desses estabelecimentos durante o evento, de forma que conseguisse atender às demandas.

Da mesma forma, teria sido possível verificar o tempo médio para a produção de cada tipo de alimento, a fim de saber os limites da capacidade de atendimento aos consumidores. Isso poderia abrir margens para uma melhoria no processo de atendimento, otimizando o tempo.

Abraços!

Perguntas similares