Respostas
1) Qual a influência da Revolução Liberal do Porto na Independência do Brasil?
A Revolução Liberal do Porto fez com que fosse criada em Portugal uma constituição e, além disso, os portugueses exigiram o retorno de seu rei, Dom João VI, que vivia no Brasil.
A ida da família real para a Europa abalou a estabilidade política do Brasil,
2) Onde aconteceu o grito de independência?
O grito de independência aconteceu às margens do Rio Ipiranga, que fica na atual cidade de São Paulo.
3) Quem declarou a independência do Brasil e por qual motivo?
Quem declarou a independência do Brasil foi o até então príncipe regente Dom Pedro I, que após aquela data foi conclamado como líder nacional
4) O que foi o dia do fico e qual sua influência na Independência?
O dia do fico foi o momento em que Dom Pedro, decidiu ficar em vez de voltar para Portugal, como ordenava a Corte Portuguesa. Ele declarou isso publicamente. Isso irou a corte portuguesa.
5) No processo de Independência de Brasil, qual foi a resposta da corte portuguesa após o dia do fico?
A corte portuguesa possuía soldados no Brasil, sendo que após a decisão de Dom Pedro, ocorreu a Guerra de Independência por todo o país.
6) Por qual razão Dom Pedro foi para a província de São Paulo?
Ele precisava garantir o apoio da população, visto que São Paulo era uma importante região do país. Era preciso saber se haveria apoio à Independência.
7) Quem assumiu a regência do Brasil quando Dom Pedro partiu para buscar apoio em São Paulo?
Foi Leopoldina, sua esposa, que se tornou a regente do Brasil enquanto o príncipe foi buscar apoio para o movimento de independência.
8) Por qual motivo Dom Pedro ficou do lado dos brasileiros e não dos portugueses e voltou para a Europa como havia sido ordenado?
Dom Pedro era querido pelos brasileiros. Já a corte portuguesa o desprezava, e isso foi importante para ele apoiar os brasileiros no processo de independência.
9) Podemos dizer que houve a participação feminina na independência do Brasil?
Sim, pois foi a esposa de Dom Pedro, Leopoldina, que convocou uma sessão extraordinária e, acompanhada dos ministros, decidiu romper os laços com Portugal e tornar o Brasil um país independente.
10) Qual foi a atitude da corte portuguesa no Brasil para impedir a Independência?
Ao saberem das ações da sessão extraordinária, a corte portuguesa retirou todos os poderes restantes de Dom Pedro fechou e gabinetes de todos os envolvidos.
11) O que Dom Pedro fez quando soube que a corte portuguesa estava anulando seus poderes para evitar a independência do Brasil?
Dom Pedro pediu apoio aos soldados que o seguiam, a sua guarda de honra e proclamou a Independência do Brasil.
12) O que aconteceu quando Dom Pedro chegou em São Paulo e informou a todos que havia acontecido a independência?
Ele e sua comitiva foram recebidos com festa, onde a população participou e prestigiou o evento ativamente. Naquele dia os populares o chamaram de rei e também de imperador do Brasil.
13) Após a independência, qual foi o regime de governo adotado no Brasil?
O Brasil se tornou uma monarquia constitucional, onde havia quatro poderes atuantes, que incluía o Imperador como o quarto poder, capaz de nomear e demitir integrantes de todos os outros.
14) Quais eram os poderes na monarquia instaurada no Brasil após a Independência?
Após a independência o Brasil passou a ter quatro poderes: o executivo, legislativo, judiciário e o poder moderador, que era o Imperador, com a capacidade de coerção sobre as decisões de qualquer outro poder.
15) Qual a importância da independência do Brasil?
A independência foi importante porque tornou o Brasil livre a influência de Portugal e de sua corte, dando aos nativos brasileiros pela primeira vez a oportunidade de possuir um governo que administrasse o território em função do povo e não do lucro para Portugal.
16) A independência do Brasil ocorreu de forma totalmente pacífica?
Não, pois logo após a proclamação da independência ocorreu uma guerra no território brasileiro que se estendeu até 1824, quando finalmente Portugal assinou um tratado de paz.
17) A Guerra de Independência pode ser considerada uma guerra civil?
Sim, pois essa não foi uma guerra de portugueses contra brasileiros. Havia brasileiros lutando junto com portugueses em ambos os lados.
18) Medidas adotadas pelos brasileiros para derrotar Portugal?
O governo realizou a compra de navios de guerra, armas e contratou soldados mercenários. Além disso, confiscou bens e expulsou os que apoiavam Portugal.
19) Após a independência, por que o Brasil foi declarado Império e não um Reino?
Porque o título "Reino" fora usado por Portugal. Queria-se romper com a tradição do absolutismo. Além disso, a população aclamou por Dom Pedro igual os romanos.
20) Que país intermediou as negociações diplomáticas entre Brasil e Portugal?
A Grã-Bretanha foi responsável por intermediar as relações diplomáticas no processo formal de independência.
Abraços!