• Matéria: História
  • Autor: thaissajustino
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFG/2015) leia o texto a seguir:
"Napoleao voltara, e nenhuma noticia jamais deixaria os governos da Europa tao apreensivos. Milhares de europeus seguiram evidamente esse rematado autocrata, acreditando que ele espalharia os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade . Mais surpreendente era que o proprio Napoleao ainda acreditava ser um apóstolo da Revolução ".
Ao retorno de Napoleao, após cerca de cem dias nos quais governou a França precariamente, seguiu-se a batalha de waterloo, travada entre os franceses simpatizantes do imperador e uma coalização formada por britânicos e prussianos. Estava em jogo no campo de batalha
a) a continuidade do projeto republicano ditatorial napoleônico contra o fortalecimento e restauração dos ideais monarquistas.
b) a imposição do código napoleônico, de inspiração burguesa, como principal conjunto de leis das nações europeias.
c) a permanência do período do Terror e a continuidade das execuções dos opositores aos ideais da Revolução Francesa.
d)a exportação dos ideais revolucionários para além das fronteiras da França, com o objetivo de tornar a Europa uma só nação.
e) a coroação de Napoleao como imperador, cerimônia na qual seu poder ganharia autoridade superior à do papado.

(obs: se puder justificar agradeço)
muito obrigada

Respostas

respondido por: rtkiller006
71
A) As monarquias nacionais europeias viam Napoleão como a maior ameaça ao Antigo Regime (absolutismo) e tinham medo que os ideais da Revolução Francesa se espalhassem para o resto do continente.

thaissajustino: muito obg
Perguntas similares