“Se durante o Renascimento esboçou-se, com a exploração geográfica de continentes desconhecidos, a primeira interrogação sobre a existência múltipla do homem, essa interrogação fechou-se muito rapidamente no século seguinte, no qual a evidência do cogito, fundador da ordem do pensamento clássico, exclui da razão o louco, a criança, o selvagem, enquanto figuras da anormalidade.” (LAPLATINI, 1988) Usando o fragmento acima como referência, responda qual o conceito de homem apresentado pelo autor.
Respostas
respondido por:
1
Olá!
A conceituação de homem presente no enunciado acima, na realidade, não se evidencia. O autor, na realidade, traça uma distinção entre o home renascentista e o homem moderno, concepção de seus idealizadores. O renascentista parece ter um caráter mais generalizado que leva em consideração um ideal de homem por si.
Já o princípio científico moderno, coloca fora do parâmetro comum, o homem que fuja dos preceitos da razão exposta por Descartes. Nesta perspectiva rígida, há uma profunda limitação deste conceito.
abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás