Alternativa 1: Para que se possa identificar a espécie à qual pertencem as células contaminantes coletadas no local do desaparecimento, é necessário realizar o sequenciamento completo do genoma de tais células. Alternativa 2: Caso as células contaminantes encontradas sejam de uma espécie animal que pertença, como os seres humanos, à família dos hominídeos, a alta similaridade entre os genomas impedirá a identificação mais detalhada das células contaminantes. Alternativa 3: A obtenção de perfil genético baseado na análise de STR (repetições curtas em tandem) é uma das estratégias utilizadas para a identificação de indivíduos, e pode ser aplicada mesmo na presença de células contaminantes. Alternativa 4: Para que se possa determinar a distância evolutiva entre amostras obtidas de dois organismos, de forma a se determinar se são de espécies diferentes, é necessário analisar os tipos de bases nitrogenadas encontradas no DNA, independentemente de sua distribuição no polímero. Alternativa 5: A identificação da criança com base em padrões de DNA é baseada no fenômeno de deriva genética, um tipo de variação que é atribuída a pressões seletivas e a eventos dependentes de características hereditárias.
Respostas
O texto anexado aborda uma questão que envolve genética em suas diferentes variáveis a respeito de marcadores genéticos. A questão é: qual das opções apresentadas traz uma afirmação correta acerca das aplicações do DNA como marcador para estudos taxonômico-sistemáticos?
Desse modo, a alternativa correta é:
Alternativa 3: A obtenção de perfil genético baseado na análise de STR (repetições curtas em tandem) é uma das estratégias utilizadas para a identificação de indivíduos, e pode ser aplicada mesmo na presença de células contaminantes.
A alternativa 1 está incorreta, visto que o sequenciamento genético não precisa ser completo para determinar o genoma das células supramencionadas. Como o texto aborda marcadores genéticos - que podem ser do tipo VNTR e STR, por exemplo - a questão correta é a 3; há, portanto, uma abordagem que engloba o sequenciamento em repetição do gene a fim de analisar sua compatibilidade com as demais estruturas genéticas.