1) Explique como o idoso é humilhado nas situações de protecao
2) explique porque, nem sempre, mostrar as diferença é racismo
3) qual o impacto psicologico sofrido pelos pobres
4) explique qual a duplicidade nas relações entre os idosos e os mais jovens, citada por Simone de Beauvoir
Respostas
1) No Brasil, o desrespeito direcionado aos idosos é basicamente cultural. Não existem políticas efetivas que provoquem a reflexão da população mais jovem sobre a necessidade de oferecer apoio aos mais velhos. A humilhação ocorre pela falta de alteridade com os demais - simbolizando um tipo apatia social.
2) Mostrar as diferenças não é racismo, mas sim uma prática de contexto multicultural. O racismo ocorre quando há desrespeito voltado às diferenças em questão, depreciando grupos específicos em função de etnia, raça ou parecer histórico.
3) Apesar de ser um problema essencialmente socioeconômico, a pobreza acarreta numa série de afecções psicológicas. Indivíduos pobres têm sobrecarga mental, estresse, dificuldade de desenvolvimento cognitivo ou de aprendizagem infanto-juvenil e problemas de saúde - que podem ser psicológicos - causados pela má alimentação e pelo mau acesso à rede pública devido à baixa renda.
4) Segundo a pensadora Simone de Beauvoir, há uma relação de duplicidade entre idosos e os mais jovens. A relação é controversa, pois, ao mesmo tempo em que existe um respeito pelos idosos numa condição de cerne familiar, há, ainda, desrespeito com os demais em função de um pensamento apático e sem alteridade.