Respostas
Vamos lá.
Veja, Yuki, que a resolução é simples. Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) Pede-se para informar como se transforma números misto em fração imprópria.
ii) Veja que um número misto é aquele que é formado por uma parte inteira e por uma fração. Por exemplo: 1 2/3 (um inteiro e dois terços); 2 3/4 (dois inteiros e três quartos), etc, etc, etc.
iii) Há uma regra bem prática que "diz" isto:
"Multiplica-se o denominador da fração pela parte inteira e soma-se com o numerador da fração, permanecendo o mesmo denominador da fração". Por exemplo: se você tem o seguinte número misto: 2 4/5 (dois inteiros e quatro quintos) você faz o seguinte, aplicando a regra prática acima: multiplica-se o denominador (5) pela parte inteira "2" e soma-se com o numerador da fração (4), permanecendo o mesmo denominador da fração (5), ou: (5*2 + 4)/5 = (10+4)/5 = 14/5 <--- Esta é a fração imprópria equivalente a 2 4/5 (dois inteiros e quatro quintos), ok?
iv) Mas se você não quiser aplicar essa regra prática, então basta que tome o número misto dado e faça a soma da parte inteira com a parte fracionária. Vamos tomar o mesmo número misto acima: 2 4/5 (dois inteiros e quatro quintos). Fazendo a soma da parte inteira com a parte fracionária, teremos:
2 + 4/5 ----- note que o "2" da parte inteira poderá ser escrito do seguinte modo, o que dá no mesmo:
2/1 + 4/5 ----- mmc entre "1" e "5" é "5". Assim, aplicando-se o mmc teremos (lembre-se: toma-se o mmc e divide-se pelo denominador; o resultado que der multiplica-se pelo numerador):
2/1 + 4/5 = (5*2+ 1*4)/5 = (10 + 4)/5 = 14/5 <--- Veja que o resultado é o mesmo.
Então você escolhe qual a forma de transformar o número misto em fração imprópria, ok?
Observação: denomina-se fração imprópria porque o numerador é maior que o denominador. É isso que caracteriza uma fração imprópria. E um número misto, quando transformado em fração, sempre tem como resultado a obtenção de uma fração imprópria.
É isso aí.
Deu pra entender bem?
OK?
Adjemir.