Respostas
Olá!
Na Antiguidade, as casas eram os espaços de aprendizagem, onde os pais passavam conhecimentos aos filhos sobre vida e sobrevivência, um ensino informal das coisas práticas do cotidiano.
O termo "escola" vem do grego "scholé" que nomeava o espaço onde os mestres filósofos repassavam conhecimentos aos seus discípulos.
Na Idade Média, o local onde havia compartilhamento do conhecimento era o mosteiro e a Igreja era então, detentora do mesmo. No entanto, com a ascensão da classe burguesa, contar, ler e escrever se tornaram essenciais, então há o estímulo para a criação da instituição escolar como espaço para ensino de interesses dessa classe social, portanto, a escola como instituição física específica, surgiu com o desenvolvimento do sistema Capitalista. No Brasil, as primeiras escolas foram criadas pelos jesuítas.
A escola e seu formato passou por diversas transformações e debates: surgiram teorias crítico-reprodutivistas a respeito do fracasso educacional (a partir de análises observações de estudiosos), como a do Dualismo Educacional, onde o sistema de ensino é tido como uma forma de violência e opressão, já que a escola é dividida em proletariados e burguesia e ideologia proletária não faz parte dos ensinos oferecidos pela escola, já que esta instituição se limita a formar a massa trabalhadora para o mundo capitalista.