A evolução histórica da administração de recursos humanos em nosso país foi descrita por Gil (2004) e dividida em diversos períodos. Nas três primeiras décadas do séc.XX ocorreram diversas greves, sendo que em 1917 ocorreu uma greve geral representada por trabalhadores, muitos deles oriundos da europa, com maior consciência política, que chama a atenção dos empresários e poderes públicos. Que atividades ou como se caracteriza o RH nesse período?
Respostas
A greves de 1917 foram, em sua maioria, voltadas para o alertamento sobre a necessidade de cuidar dos colaboradores da empresa, e dos riscos de pensar neles como simples ferramentas de trabalho, já que naquela época, na fase contábil, só o que importava era a produção, sem que os fatores humanos fossem levados em conta.
Atualmente, o modelo de gestão de recursos humano defende que os fatores motivacionais, respeito e reconhecimento, até a recompensa financeiras são formas de melhorar o bem-estar humano dos trabalhadores, geralmente as empresas adotam medidas de QVT (qualidade de vida no trabalho)
Espero ter ajudado!
Resposta:
Nesse período a área de RH sofreu consequências dos novos modelos de gestão, afetando a área de treinamento e desenvolvimento, embora a "constituição cidadã" tenha definido a implantação da jornada de trabalho de 40 horas e o acréscimo de 1/3 sobre o valor das férias.
Explicação:
Na evolução histórica da ARH no Brasil, apresenta como registro para esse período abordado na questão a seguinte informação: Na década de 80, os processos de reengenharia, downsizing, qualidade total, just in time e de reestruturação se tornaram populares e a área de RH sofreu consequências com a introdução dos novos modelos de gestão e teve alguns de seus setores desativados.
As áreas de treinamento e desenvolvimento foram as mais afetadas. Destacamos como ganhos neste período a Constituição de 1988 (Constituição Cidadão, assim chamada por ter sido promulgada após 20 anos de ditadura militar), a implantação da jornada de 40 horas e o acréscimo de 1/3 sobre o valor das férias.