Relacione as causas e consequências da partida da família real portuguesa do Brasil, ocorrida em 1827.
por favor, ajudem!
Respostas
No início do século XIX, a Europa estava agitada pelas guerras. Inglaterra e França disputavam a liderança no continente europeu.
Em 1806, Napoleão Bonaparte, imperador da França, decretou o Bloqueio Continental, proibindo que qualquer país aliado ou ocupado pelas forças francesas comercializasse com a Inglaterra. O objetivo do bloqueio era arruinar a economia inglesa. Quem não obedecesse, seria invadido pelo exército francês.
Portugal viu-se numa situação delicada. Nessa época, Portugal era governado pelo príncipe regente D. João, pois sua mãe, a rainha D. Maria I, enlouquecera. D. João não podia cumprir as ordens de Napoleão e aderir ao Bloqueio Continental, pois tinha longa relação comercial com a Inglaterra, por outro lado o governo português temia o exército francês.
Sem outra alternativa, Portugal aceitou o Bloqueio, mas, continuou comercializando com a Inglaterra. Ao descobrir a trama, Napoleão determinou a invasão de Portugal em novembro de 1807. Sem condições de resistir à invasão francesa, D. João e toda a corte portuguesa fugiram para o Brasil, sob a proteção naval da marinha inglesa. A Inglaterra ofereceu escolta na travessia do Atlântico, mas em troca exigiu a abertura dos portos brasileiros aos navios ingleses.
Boa noite GcpGamer2004
As causas foram que portugal estava com liberdade das forças napoleonicas e espanholas graças ao apoio ingles com isso portugueses nao viam nescessidade da familia real estar no brasil sendo assim pressionados por nobres ate da inglaterra para governarem de novo portugal com isso Dom Joao teve de manter seu filho Dom pedro Ino brasil para governar e manter brasil sobre ligaçao colonista de portugal pois o povo brasileiro começava a ter uma visao iluminista e a manter um instinto de independencia
as consequencias foi da ligaçao colonialista no brasil que nao teve a independencia