Respostas
Anatomicamente, o sistema respiratório é composto pelas fossas nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões. Responsável por fornecer oxigênio e auxiliar no metabolismo celular, afecções nesse aparato podem ter graves efeitos.
As doenças mais comuns associadas a esse sistema são: gripe, resfriado, bronquite, bronquiolite, enfisema, sinusite, rinite, pneumonia e asma.
Gripe: devido à capacidade de mutação do vírus influenza, não é possível erradicar essa doença. O tratamento consiste em medicamentos responsáveis pela desobstrução das vias respiratórias, pelo alívio da dor, da tosse e da febre. O mesmo serve para o resfriado.
Bronquite: trata-se de uma inflamação nos brônquios e classifica-se em aguda ou crônica. O tratamento consiste em medicamentos anti-inflamatórios, mucolíticos, antibióticos e broncodilatadores. Na maioria dos casos, a doença é desenvolvida naturalmente sem causas tão complexas, no entanto, evitar o fumo, tratar refluxo gástrico e cuidar da imunidade são ações eficazes para combatê-la.
Bronquiolite: trata-se de uma infecção nos bronquíolos - as ramificações dos brônquios. É causada por vírus e o tratamento é feito a partir de antibióticos ou, em casos mais específicos, requer internação.