O custeio variável foi desenvolvido sobre a premissa que a empresa tem pleno conhecimento sobre a alocação dos custos diretos e surge como uma alternativa ao problema de alocação dos custos indiretos.
Respostas
Boa tarde,
Complementando a questão:
I – O custeio variável foi desenvolvido sobre a premissa que a empresa tem pleno conhecimento sobre a alocação dos custos diretos e surge como uma alternativa ao problema de alocação dos custos indiretos.
PORQUE
II – O custeio por absorção ao longo de tempo não conseguiu resolver o problema da alocação do custo indireto, causando distorções ao preço de venda ao utilizar o rateio e possibilitando o surgimento de novos métodos de custeio.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
.
O custeio variável consiste em considerar como custo de produção os gastos variáveis (custos e despesas), já os gastos fixos são considerados apenas na DRE como despesas do exercício. Daí surge a ideia de margem de contribuição, que é o valor que sobra da receita após serem subtraídos os custos variáveis, essa margem é o valor que a empresa tem para pagar os gastos fixos e gerar lucro.
Já no custeio por absorção, os custos indiretos são rateados aos produtos levando em consideração uma determinada base de rateio. Entretanto, essa base de rateio se torna um critério arbitrário o que pode causar distorções no custo do produto e, consequentemente, no preço de venda.
.
Sendo assim, podemos concluir que ambas as afirmativas estão corretas, porém a alternativa II não é justificativa para a alternativa I.
Resposta Correta: LETRA B