Explique por que o Brasil passou a interferir na política dos países da região da Bacia do Rio da Prata e relacione isso com início da guerra do Paraguai.
(juro eu preciso disso para amanhã por favor❤️)
Respostas
Olá,
Durante o século XIX o Brasil Imperial alcançou grande estabilidade política e quando isso ocorre, naturalmente o desenvolvimento econômico e novos projetos surgem. Nesse sentido, o Rio Prata ganhou uma especial atenção por ser uma área a ser explorada comercialmente.
Por isso o Brasil veio a interferir na política dos países da região da Bacia do Rio da Prata, a fim de poder explorar a região. Entretanto, os vizinhos queriam se apoderar do Rio Prata, tomando parte do território brasileiro. As ambições paraguaias foram crescendo, até que formalmente Solano Lopez invadiu o Brasil, declarando guerra.
Espero ter ajudado!
O Brasil interferia na política de países vizinhos na região da Bacia do Rio da Prata, principalmente o Uruguai, pois pretendia ter vantagens econômicas e estratégicas na região, favorecendo os interesses econômicos nacionais.
Como isto se relaciona com a Guerra do Paraguai?
O aumento da interferência do Brasil e da Argentina no Uruguai fez com que o Paraguai perdesse influência na região, com isto perdendo o seu controle indireto de um porto no Oceano Atlântico. Visando garantir que os seus interesses continuassem a ser atendidos, o Paraguai declarou guerra contra os países vizinhos e assim teve início aquela que seria a guerra mais sangrenta da história da América do Sul.
Mais sobre a Guerra do Paraguai em:
https://brainly.com.br/tarefa/13104951