Como foi feito o calendario que usamos atualmente,como foi construído e alterações que ele possa ter sofrido? Por favor colocar 20 linhas!
Respostas
As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (acima, à esquerda). Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, ficando defasado em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos. O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios(acima, à direita), em meados do terceiro milênio antes de Cristo. Muito mais preciso, já tinha 365 dias. Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros. Ele foi instituído em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano - uma herança do Império Romano.O calendário é nada menos que um sistema onde é possível contar os dias, meses e anos. Além de nos fazer ficar mais situados no tempo, ele também nos ajuda em necessidades civis e religiosas e também padroniza a contagem de tempo no mundo inteiro. Sem ele, as atividades diárias seriam uma verdadeira confusão, e seria bem mais difícil cumprir com compromissos e coisas afins. Entenda como ele surgiu e foi evoluindo com o passar do tempo.
Notícias
07 de Março de 2018 Imprimir
54321
Como e onde foi feito o primeiro calendário?
Compartilhar
Salvar
Por: Ronaldo Nunes
Pergunta enviada por Maria Lucimaria de Sousa Ribeiro Cunha, Pedro Afonso, TO
As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (acima, à esquerda). Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, ficando defasado em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos. O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios(acima, à direita), em meados do terceiro milênio antes de Cristo. Muito mais preciso, já tinha 365 dias. Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros. Ele foi instituído em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano - uma herança do Império Romano.