Respostas
B)A água é um dos itens mais importante do conflito no Oriente Médio, mas é também um dos menos abordados.
Segundo a legislação internacional, Israel tem o compromisso de fornecer incondicionalmente água potável para os palestinos.
Mas os próprios israelenses vivem em um terreno árido e estão cercados por um deserto. No país só chove alguns meses ao ano.
"Temos uma escassez crônica de água que está piorando a cada ano. Devido ao fato de vivermos uma seca a cada ano, temos de cortar nossos suprimentos de água anualmente", diz Jacob Kaidar, responsável pelo setor hídrico do Ministério das Relações Exteriores de Israel.
Conflitos
A água que Israel recebe vem basicamente do rio Jordão, do Mar da Galiléia, e de duas fontes subterrâneas.
O suprimento de água é dividido entre israelenses e palestinos, mas, como todos os temas cruciais na região, é foco de grande controvérsia.
Durante a 3ª Conferência Mundial sobre Água, realizada em março deste ano em Kyoto, o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev descreveu a história do conflito pela água em todo o mundo.
Gorbachev disse que já houve 21 conflitos armados envolvendo água na história mundial recente. O líder destacou ainda que 18 destes embates ocorreram em Israel.
"A distribuição é altamente injusta", diz Yehezkel Lein, um expert em água do grupo de direitos humanos B'tselem, que ajuda a resolver problemas ligados à água no território palestino.