A viscosidade de um fluido pode ser definida como a resistência à deformação ou ao escoamento, e pode ser entendida como uma fricção interna entre as moléculas que constituem o fluido.
Sobre a viscosidade de um fluido, constata-se que:
Alternativas
Alternativa 1:
Gases não possuem viscosidade.
Alternativa 2:
A viscosidade de um fluido não varia em função da temperatura.
Alternativa 3:
Para líquidos, uma mínima variação da pressão exerce grandes efeitos na viscosidade.
Alternativa 4:
Para fluidos com baixo peso molecular, a propriedade física que caracteriza a resistência ao escoamento é a viscosidade.
Alternativa 5:
Em temperatura constante, a viscosidade de um fluido formado pela mistura de dois outros fluidos puros é sempre maior que os valores de viscosidade dos fluidos puros.
Respostas
Fala Marcão, beleza ?
Alternativa 4, pág. 136.
Valeu...
Olá!
No caso em questão podemos afirmar que a alternativa correta é a alternativa 4, qual seja: Alternativa 4: Para fluidos com baixo peso molecular, a propriedade física que caracteriza a resistência ao escoamento é a viscosidade.
Isso porque a viscosidade pode ser entendida como o atrito interno nos fluidos que ocorrem pela interações intermoleculares. Você pode perceber um liquido muito viscoso como relacionado à “grossura”, ou resistência ao despejamento, por exemplo.
Logo, podemos afirmar que a viscosidade é responsável pela resistência interna do material para fluir, sendo a medida de atrito do fluido. Assim, a água, por exemplo, possui baixa viscosidade, enquanto o óleo possui alta viscosidade.
Espero ter ajudado!