• Matéria: História
  • Autor: geovanaf9917
  • Perguntado 7 anos atrás

UFPA) Luís XVI, no momento da tomada da Bastilha, proferiu estas palavras: “Não quero me separar do ‘meu clero’ e da ‘minha nobreza’”, que refletem a sociedade francesa do Antigo Regime. Essa sociedade era: a) dividida em classes sociais, com uma nobreza parasitária que detinha todos os privilégios, inclusive em cobrar o dízimo das comunidades camponesas, especialmente daquelas consideradas revolucionárias. b) formada de moradores de castelos medievais, pertencentes a uma notável nobreza de sangue, que detinha todos os privilégios, inclusive o de escolher os padres que atuavam nas paróquias. c) dividida em ordens ou estados, sendo a nobreza e o clero, isto é, o primeiro e o segundo estados, detentores da maioria dos privilégios e muito ricos em terras e rendas. d) constituída de uma nobreza togada, muitos ricos e proprietários de terras que extrapolavam as fronteiras da França e que se sustentavam de impostos pagos pelos camponeses, como a talha e a corveia. e

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
278

O Antigo Regime era dividido em três "estamento" (ou classes, níveis ou Estados).

O Primeiro era o Clero, que tinha todas as funções religiosas (inclusive cobrar os "Impostos religiosos" e apontar os padres), não pagando impostos.

O Segundo era a nobreza, que administrava o Estado e as terras, viviam dos impostos que cobravam dos camponeses e possuíam terras tanto na França quanto nas colônias ao redor do mundo.

O Terceiro eram os camponeses, os artesãos e os burgueses, que pagavam impostos e não tinham privilégios.

Nesta perspectiva é correta a alternativa D.

respondido por: amandabigguell
87

Resposta:

Explicação:

Letara c

Perguntas similares