Respostas
Ray (Dwayne Johnson) é um piloto de resgates que pretende levar a filha Blake (Alexandra Daddario) para a faculdade em outra cidade, mas é impedido por um terremoto, no qual tem que ajudar. O namorado rico, Daniel (Ioan Gruffudd), de sua ex-mulher, Emma (Carla Gugino) resolve então levar a guria. A história familiar de Ray apresenta um drama de cara, pois é óbvio que ele ainda gosta da ex e rola um drama pela morte da outra filha deles. Logo que começa, o filme já mostra ser um clichêzinho meio inverossímil, com final previsível, mas se você não busca muita realidade, pode cair de boca.
Quando Blake chega a São Francisco com Daniel, ele a deixa esperando enquanto vai a um compromisso e lá conhece o gato-casa-comigo Ben (Hugo Johnstone-Burt), um inglês que está numa entrevista de emprego para trabalhar justamente com o padrasto dela. O boy magia está acompanhado do fofo irmãozinho mais novo, Ollie (Art Parkinson) (quem leva o irmão numa entrevista?). Eles tem um breve flerte e o moço vai para a entrevista. Quando volta um terremoto super sinistro tá atingindo a cidade. Ele resgata a guria, e eles fogem juntos.
Ao mesmo tempo em que acompanhamos Blake fugindo, o professor Lawrance Hayes (Paul Giamatti), que há muito tempo tentava provar que seu sistema de previsão de terremotos funciona, acompanha em tempo real os desdobramentos da falha de San Andreas e avisa ao vivo na TV que o terremoto atingirá proporções ainda maiores. Isso salva milhares de vidas, pois avisadas, as pessoas conseguiram fugir na direção contrária. Isso eu achei legal, pois mostra uma importância da ciência, ainda que meio torta, pois eles ironizam o próprio fato de ninguém dar ouvidos antes do terremoto acontecer, que não temos por aqui.
Nesse meio tempo, Ray, que tava indo salvar a humanidade, recebe uma ligação da Blake, dizendo que está no centro do terremoto e ele, no melhor estilo papai-vai-salvar-você, dá meia volta e vai atrás dela. Pouco tempo antes, ele resgata a ex-mulher, e, juntos, eles partem para resgatar a filha, enquanto acham uma boa ideia ter uma dr bem no meio do terremoto e nos explicam porque se separam. Daí em diante é aquela história que todos nós já conhecemos né: corrida contra o tempo, monte de coisa dando errado e o final vocês já podem imaginar.