1) Na qualidade de profissional assalariado, o Assistente Social: I - incorpora os parâmetros da instituição empregadora; II - se inclui na política salarial de jornada de trabalho e missão institucional da instituição empregadora; III - tem atribuições definidas pela instituição empregadora. Está correto o que se afirma em: Alternativas:
a) somente I e II
b) somente I e III
c) somente II
d) somente II e III
e) I, II e III
2) Ao tratarmos do mercado de trabalho para o Assistente Social, devemos ressaltar que o mesmo se insere em espaços ocupacionais distintos, nos quais exerce suas atribuições profissionais. Porém, tais espaços dependem das "representações e discriminações teóricas que o profissional realiza acerca do objetivo organizacional e institucional" (Gentilli, 2006, p.24).
Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( ) A principal, mas não a única, função do Serviço Social é a execução de programas de políticas sociais vinculadas à organizações governamentais e não-governamentais, normalmente destinadas a uma específica camada da população, ou seja, voltadas para os mais pobres.
( ) Cotidianamente, o assistente social atua com singularidades vivenciadas por um indivíduo, famílias, grupos ou determinados segmentos da população.
( ) As formas de expressão da realidade profissional no mercado de trabalho são diversas. Nas organizações públicas, por exemplo, o profissional é inserido nas três instâncias (federal, estadual e municipal).
As afirmativas são, respectivamente: Alternativas:
a) F, F, F
b) V, V, F
c) F, F, V
d) V, F, V
e) V, V, V
3) Analise a citação abaixo: "Nas novas especializações médicas; nos sindicatos e associações trabalhistas; em atividades de meio ambiente; em educação especial de deficientes; na formação e administração de recursos humanos; em assessoria de programas de administração para qualidade total de serviços; no estabelecimento de estratégias de planejamento; nas entidades assistenciais ou filantrópicas; nos conselhos de representação; em organismos de defesa de direitos diversos, etc." (GENTILLI, 2006, p.41). A citação representa, para a autora: Alternativas:
a) espaços perdidos na história profissional
b) novos desafios para o Serviço Social, em outras atividades consideradas emergentes
c) espaços ocupacionais nos quais não cabe a atuação do Assistente Social
d) espaços exclusivos de atuação do Assistente Social
e) espaços ocupacionais que os profissionais de Serviço Social não podem trabalhar
4) Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( ) Fazer uma apreciação sobre o trabalho profissional do Serviço Social é, em primeiro lugar, substituir a abordagem focalizada da profissão com visões superficiais.
( ) É necessário ampliar a compreensão da profissão, como um conjunto de determinantes que compõem a forma desse trabalho, particularizando suas características.
( ) O processo de trabalho em que se insere o Assistente Social não é por ele organizado e nem é exclusivamente um processo de trabalho do Assistente Social. As afirmativas são, respectivamente: Alternativas:
a) F, V, V
b) F, F, V
c) F, V, F
d) V, V, F
e) V, V, V
5) O Serviço Social é caracterizado como:
I - uma especialização do trabalho, inscrito na divisão social e técnica do trabalho coletivo, na produção e reprodução da vida social.
II - um trabalhador assalariado que dispõe de uma relativa autonomia na condução de suas atividades profissionais.
III - uma profissão focada na prática da caridade e benevolência. Está correto o que se afirma em: Alternativas:
a) somente II
b) somente I e III
c) somente I e II
d) somente I
e) I, II e III
Respostas
Bom dia!
: I - incorpora os parâmetros da instituição empregadora; - Verdadeira, é preciso pois, o assistente social também é um agente mediador de situações, e respeitando seus parâmetros éticos, deve incorporar a política da empresa.
II - se inclui na política salarial de jornada de trabalho e missão institucional da instituição empregadora; verdadeira, o assistente social tem jornada de trabalho definida pela LOAS, e deve nela pautar -se.
III - tem atribuições definidas pela instituição empregadora Falsa, as atribuições estão definidas pelo Código de Ética do Assistente Social, muito embora, ele deve enquadrar-se aos preceitos e normas da empresa, mas estes, não devem superar a prática assistencial.
Somente I e II
2) ) A principal, mas não a única, função do Serviço Social é a execução de programas de políticas sociais vinculadas à organizações governamentais e não-governamentais, normalmente destinadas a uma específica camada da população, ou seja, voltadas para os mais pobres. Verdadeira, a função do assistente social tem caráter protecionista.
( ) Cotidianamente, o assistente social atua com singularidades vivenciadas por um indivíduo, famílias, grupos ou determinados segmentos da população. Verdadeira, o assistente social trabalha com recortes socias de um todo.
( ) As formas de expressão da realidade profissional no mercado de trabalho são diversas. Nas organizações públicas, por exemplo, o profissional é inserido nas três instâncias (federal, estadual e municipal). Verdadeira, o assistente social pode assumir funções em todas as instâncias públicas e particulares.
Alternativa e
3 ) b) novos desafios para o Serviço Social, em outras atividades consideradas emergentes. Verdeira, tendo em vista que a função do assitente social não se limita a apenas um lugar.
4) ( ) Fazer uma apreciação sobre o trabalho profissional do Serviço Social é, em primeiro lugar, substituir a abordagem focalizada da profissão com visões superficiais. Verdadeiro, é necessário ter um olhar amplo no saber e fazer social.
( ) É necessário ampliar a compreensão da profissão, como um conjunto de determinantes que compõem a forma desse trabalho, particularizando suas características. Falsa, é preciso ampliar as suas características e não particularizá-las.
( ) O processo de trabalho em que se insere o Assistente Social não é por ele organizado e nem é exclusivamente um processo de trabalho do Assistente Social. Falsa, o assistente social tem autonomia de organizar o seu preocesso de trabalho com instrumentalidades particulares específicas.
5)
I - uma especialização do trabalho, inscrito na divisão social e técnica do trabalho coletivo, na produção e reprodução da vida social. Verdadeira, o serviço social é uma divisão técnica com estas características previstas em lei.
II - um trabalhador assalariado que dispõe de uma relativa autonomia na condução de suas atividades profissionais. Verdeira, a relativa autonomia está no fazer de sua profissão, entretanto, tem caráter limitado pois trabalha de acordo com a política da instituição.
III - uma profissão focada na prática da caridade e benevolência. Falsa, apesar de ter se gestado nesta prática, o serviço social tem caráter emancipador.
Alternativa c) somente I e II
1-a, 2-e, 3-b, 4-e, 5-c