4)
Leia o texto a seguir:
Autran Dourado e Lygia Fagundes Telles, apesar de manterem o interesse pelo movimento psicológico das personagens, apresentam também em sua obra o mundo exterior com maior objetividade, pelo fato de discutirem questões sociais e política, como em Seminário dos ratos, caso de Lygia Fagundes, e em Os sinos da agonia, de Autran Dourado. Neste livro, Autran cria uma história de morte e traição que evoca a devassa da Inconfidência mineira.
Analise as afirmações a seguir:, assinale a alternativa correta:
I. A obra de Lygia Fagundes Telles é classificada pela crítica como "prosa regional ou rural".
II. A obra de Lygia Fagundes Telles apresenta temática que gira em torno de tópicos como a desumanidade, a violência, a solidão, a marginalização.
III.Diferentemente dos escritores brasileiros do século XIX, entre os quais José de Alencar e Aluísio de Azevedo, que se dedicaram ao estudo de questões voltadas ao regionalismo, Autran Dourado distinguiu-se pela temática exclusivamente urbana, situando sua obra na cidadezinha mineira de Duas Pontes.
IV. Sua obra é marcada pela análise psicológica, por estabelecer relações entre personagens de diversos livros, sobretudo as que habitam a cidade por ele criada chamada de Duas Pontes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I e IV.
b)
apenas II e III.
c)
apenas I e III.
d)
apenas I, II e III.
e)
apenas III e IV.
5)
Leia o trecho a seguir:
NONADA. TIROS QUE O SENHOR ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. Alvejei mira em árvores no quintal, no baixo do córrego. Por meu acerto. Todo dia isso faço, gosto; desde mal em minha mocidade. Daí, vieram me chamar. Causa dum bezerro: um bezerro branco, erroso, os olhos de nem ser – se viu –; e com máscara de cachorro. Me disseram; eu não quis avistar. Mesmo que, por defeito como nasceu, arrebitado de beiços, esse figurava rindo feito pessoa. Cara de gente, cara de cão: determinaram – era o demo. Povo prascóvio. Mataram. Dono dele nem sei quem for. Vieram emprestar minhas armas, cedi. Não tenho abusões. O senhor ri certas risadas... Olhe: quando é tiro de verdade, primeiro a cachorrada pega a latir, instantaneamente – depois, então, se vai ver se deu mortos. O senhor tolere, isto é o sertão.
(ROSA, Guimarães. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994)
Com relação à Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, podemos afirmar:
Alternativas:
a)
O personagem principal, Diadorim narra sua vida de jagunço.
b)
O narrador-personagem, apesar de ter pertencido à plebe rural e ter aderido à jagunçagem, recebeu educação formal, o que justifica o caráter metafísico de seu discurso.
c)
Riobaldo, o personagem-narrador conta sua vida, numa espécie de monólogo ininterrupto, a um interlocutor que jamais tem a palavra.
d)
Riobaldo queria acabar com a jagunçagem em Minas Gerais e fazer uma revolução monarquista.
e)
Percebendo que o mal imperava entre os seus, Riobaldo decidiu abandonar a vida de jagunço para tornar-se padre.
6)
Leia o texto a seguir.
Em 1952, Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos iniciaram a articulação da Poesia Concreta, em São Paulo, através do grupo Noigandres. Os três poetas, que enfrentaram alguma resistência, propunham uma nova espacialização da palavra, explorada em todas suas potencialidades sonoras e visuais. Outros que aderiram a essa poética foram Ferreira Gullar, ao menos no início de sua carreira, e José Paulo Paes.
Assinale a alternativa em que aparecem apenas características básicas da poesia concreta:
Alternativas:
a)
A unidade poética deixa de ser a palavra e passa a ser a estrofe; busca-se adequação da forma poética às características do mundo moderno.
b)
Na poesia concreta, respeita-se a distribuição linear da linguagem verbal.
c)
Evita-se o imediatismo da comunicação visual; utilizam-se cores, tipos diferentes de letras, mas sempre com preocupação exclusivamente linguística.
d)
O poema é uma aventura de palavras no espaço; defende-se uma poesia a serviço da manifestação da pura subjetividade.
e)
A palavra é explorada quanto aos aspectos semânticos, sintático, sonoro e gráfico (visual) o espaço "papel" passa a integrar o significado do poema.
Respostas
4) Estão corretas:
I. A obra de Lygia Fagundes Telles é classificada pela crítica como "prosa regional ou rural".
Verdadeira - A prosa regional tem como caracteristica ambito rural e exposição da cultura.
IV. Sua obra é marcada pela análise psicológica, por estabelecer relações entre personagens de diversos livros, sobretudo as que habitam a cidade por ele criada chamada de Duas Pontes.
Verdadeiro - Autran Dourado tem obras voltadas a analide psicológica.
É correto o que se afirma em:
a) Apenas I e IV.
5) Com relação à Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, podemos afirmar:
c) Riobaldo, o personagem-narrador conta sua vida, numa espécie de monólogo ininterrupto, a um interlocutor que jamais tem a palavra.
6) São características das poesias concretas:
e) A palavra é explorada quanto aos aspectos semânticos, sintático, sonoro e gráfico (visual) o espaço "papel" passa a integrar o significado do poema.