• Matéria: História
  • Autor: gabryellesantap8j2lg
  • Perguntado 7 anos atrás

me ajudem??????????????

Anexos:

Respostas

respondido por: denilson388386
3
1-A Locomotiva a vapor é uma locomotivapropulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.[1]

As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.

2-O transporte ferroviário no Brasil possui uma rede de 30 129 quilômetros de extensão,[1]dos quais 1 121 quilômetros são eletrificados, espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal, divididos em quatro tipos de bitolas. São 4 057 quilômetros em bitola larga/irlandesa, que é a de 1,6 metro; outros 202,4 quilômetros em bitola padrão/internacional, que é a de 1,435 metro; mais 23 489 quilômetros em bitola métrica, que possui um metro; e também 396 quilômetros em bitola mista. Além dessas, existem bitolas de 0,6 e 0,763 metro em trechos turísticos.

O país possui ligações ferroviárias com Argentina, Bolívia e Uruguai e chegou a possuir 34 207 quilômetros,[2] porém, crises econômicas e a falta de investimentos em modernização, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada.

A implantação das primeiras ferrovias no país foi estimulada por capitais privados nacionais e estrangeiros (principalmente inglês) que almejavam um sistema de transporte capaz de levar (de maneira segura e econômica) aos crescentes centros urbanos e portos do paístoda a produção agrícola e de minérioproduzida principalmente no interior brasileiro. O governo brasileiro também participou da expansão ferroviária, ora iniciando empreendimentos visando a integração do território nacional através desse meio de transporte ora encampandocompanhias privadas falidas para impedir o colapso econômico de regiões dependentes desse meio de transporte.

3-Em 1870, os telégrafos constituíam o modo mais comum de transmissão de informações, de uma forma integrada na vida cotidiana. Entretanto, este meio de comunicação, no contexto social da época, não era empregado em larga escala. 

Tal qual diversas invenções da comunicação, o telégrafo também era alvo de críticas e desconfiança por parte da população, que não acreditava na veracidade de suas funções. Além do que, havia uma tendência para o monopólio do mesmo. 

Somente com a chegada do telefone o problema seria resolvido: a invenção permitia, a partir de então, que cada usuário particular quebrasse um pouco o monopólio informacional, comunicando o que quisesse para quem desejasse. 

A invenção creditada a Alexander Graham Bell, na realidade, foi de modo pioneiro descoberta por Antonio Meucci. Nascido em 1808, era interessado em investigação científica, sendo por meio de uma de suas experiências que descobriu uma forma da voz humana se transmitir a distância, por meio de um fio de cobre – invenção batizada de “Telégrafo Falante”. 

Este fato, entretanto, não invalida o trabalho desenvolvido por Graham Bell, na investigação do que hoje se denomina transmissão telefônica. Alexander Graham Bell e Elisha Gray atingiram, quase simultaneamente, a mesma conclusão: diversos tons sonoros poderiam ser transmitidos de uma vez, utilizando-se como meio o fio telegráfico. 

Theodore Vail acabou por alterar a trajetória do telefone, desenvolvendo a ideia do Sistema Nacional de Telefone, com o destaque para as redes de comunicação. Em meados do século XX surge o código binário, a partir do código de modulação pulse. Atualmente é a linguagem utilizada nos computadores. Em 1956, surge o primeiro telefone digital, para que em 1980 fossem apresentados ao mundo os primeiros telefones portáteis, isto é, os telefones celulares – com o primeiro equipamento muito rudimentar, inclusive por pesar cinco quilos.

ESPERO TER AJUDADO,ABRAÇO!

Perguntas similares