• Matéria: ENEM
  • Autor: Leandrin738
  • Perguntado 8 anos atrás

explique o conceito: planejamento global da economia e terror político da ditadura stalinista

Respostas

respondido por: syll14
1
Esta é uma Resposta Verificada ×

As Respostas verificadas contêm informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas. A) O planejamento global da economia simbolizava o controle estatal sobre a produção, onde o Estado controla os meios de produção. Dessa forma, houve um fortalecimento da economia do bloco sob o controle do líder Josef Stalin, que controlava a política de maneira ditatorial.

b) O antistalinismo e política de coexistência pacífica de Kruchev simbolizam o processo de estabilização das relações diplomáticas entre URSS e EUA após a morte de Josef Stálin em 1953 e a subida ao poder de Nikita Kruchev (ou Kruschev, ou Khrushchev). A política stalinista foi de expansão territorial e enfrentamento com o mundo capitalista, marcada por um ideal global de economia socialista. Kruchev representa o fim da ditadura stalinista e o começo de uma coexistência entre os blocos, a ideia de que capitalista e comunismo poderiam coexistir. Para tal, realizou ações para amenizar as perseguições e crimes políticos ocorridos dentro do bloco soviético, além de denunciar práticas criminosas feitas pelo governo de Stalin.

c) Glasnost foi o processo de abertura política vivida pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, próximo ao que se caracterizou como sendo o fim da URSS e da Guerra Fria. O termo russo significa "Transparência", pois era essa a motivação da abertura prevista: transparência das ações do governo soviético. Juntamente com isso ocorreu um processo de abertura de debate político com a população, já em crise e pedindo o fim da URSS.

Perestroika foi o processo de reestruturação econômica da URSS. Após décadas de economia fechada somente para os países socialistas, a Perestroikapossibilitou a iniciativa privada no bloco socialista, além da entrada do capital estrangeiro. Não significou, de imediato, a privatização das empresas estatais do bloco, mas sim a entrada de novas empresas de capital privado, fato que não ocorria desde a década de 20.
Perguntas similares