A Revolução Industrial, que mudou a face do mundo a partir do século 19, deixou sua marca também na psicologia humana, na forma de traços de personalidade negativos, afirmam psicólogos. Eles chegaram a essa conclusão estudando as pessoas que vivem hoje nos primeiros centros industriais da Inglaterra e do País de Gales, berços da Revolução Industrial. Em comparação com a população de regiões menos industrializadas, essas populações mostram maior tendência a emoções negativas, como ansiedade e estados de depressão, são mais impulsivas e mais propensas a ter problemas com planejamento e automotivação. Os resultados de quase 400.000 testes de personalidade mostram que, mesmo gerações após a Revolução Industrial e décadas após o declínio da sua face mais aparente - a mineração de carvão -, as populações das áreas onde a indústria moderna nasceu no século 19 mantêm uma "adversidade psicológica". A psicologia da Organização e do trabalho inicia um grande processo de estudo sobre a racionalização do trabalho, porque: Escolha uma: a. a globalização, fenômeno que surgiu com o processo de industrialização, marcou um antes e um depois nas relações laborais entre empregador e trabalhador sofrendo resultados para o comportamento humano dentro das fabricas. b. o homem era objeto de estudo do empregador com o objetivo de atribuir-lhe uma função adequada às necessidades e habilidades de suas inspirações pessoais, valorizando o trabalho do grupo. c. as fabricas estavam pensadas em função das máquinas e os trabalhados possuem atividades controladas em função de objetivos determinados pelo empregador, caracterizando um processo de alienação. d. a psicologia passa a receber influências das fabricas com o objetivo de adequar os trabalhadores às funções mais adequadas a nível social, psicológico e pessoal, contribuindo para sua formação profissional. e. a indústria da época estava preparada para formar os trabalhadores de acordo com suas habilidades e competências, contribuindo com o interesse do grupo e da sociedade valorizando assim a industrialização.
Respostas
respondido por:
42
Olá!
A alternativa C está correta.
Bem, a psicologia da organização no trabalho busca contribuir para a proteção do trabalhador, este, que durante o período inicial da Revolução Industrial passou a ser prejudicado pela forma como o sistema de trabalho o agregava.
Para ser mais exato, a função principal da psicologia neste caso é avaliar as condições do trabalhador e fornecer medidas úteis para que o ambiente ao seu redor se mantenha organizado.
Assim, atualmente, a psicologia continua na busca para entender o mercado que passou por diversas transformações mas teve grande influência nas leis que surgiram com o decorrer do tempo dando proteção e legalidade para os direitos do trabalhador.
Até mais!
Anônimo:
Corretíssimo! Corrigido pelo AVA. Obrigada!
o homem era objeto de estudo do empregador com o objetivo de atribuir-lhe uma função adequada às necessidades e habilidades de suas inspirações pessoais, valorizando o trabalho do grupo. Incorreto.
* As fabricas estavam pensadas em função das máquinas e os trabalhados possuem atividades controladas em função de objetivos determinados pelo empregador, caracterizando um processo de alienação.
Sempre quando for pesquisar, veja se a resposta bate com a sua para não haver erros.
respondido por:
44
Alternativa C é a correta. Confirmado pelo AVA.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás