Segue a definição da especificidade do poder político presente no trecho Dicionário da Política.
“[...] podemos distinguir três grandes classes no âmbito de um conceito amplíssimo do poder. Estas classes são: o poder econômico, o poder ideológico e o poder político [...] o poder político se baseia na posse dos instrumentos mediante os quais se exerce a força física (as armas de toda a espécie e potência): é o poder que coage no sentido mais estrito da palavra”.
Partindo das distintas definições de política apresentadas no livro de Filosofia Política, identifique as frases corretas.
I - No sentido aristotélico o fim último da política é a realização, no espaço público, da felicidade humana.
II - A política e o Estado podem ser entendidos como elemento de força, legítima ou não, defendida por Hegel.
III - Em Aristóteles, o uso da força deve ser empregado com a finalidade de assegurar a ordem estatal, necessária para a realização humana.
IV - O poder de direito, na teoria contratualista, está associado à legitimidade, essa baseada na preservação dos direitos naturais dos indivíduos.
V - O poder político distingue-se do poder ideológico ou econômico, pois quem o exerce monopoliza instrumentos de coação em uma determinada comunidade.
São corretas apenas as assertivas:
A
II, III e V
B
I, III, IV e V.
C
II e V
D
II e III
E
I, IV e V
Respostas
respondido por:
7
Ola!
As alternativas I, IV e V estão corretas.
Bem, para Aristóteles a concepção política parte do liberalismo que difunde e apresenta a ideia do indivíduo como juiz de seus fins e ações, para ser mais exato, a esfera pública deve assegurar os direitos do homem e não utilizar a força para tal, pois assim, o estado estaria desequilibrado.
Além disso, Hegel identifica que um estado precisa ser reconhecido por outro a partir de sua força tendo legitimidade absoluta, defendendo-a neste caso.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás