Segundo Hall e Taylor (2003): “O termo ‘neo-institucionalismo’ é utilizado na ciência política para designar uma perspectiva teórica que atrai muita atenção e também certas críticas. Reina, contudo, grande confusão no que concerne ao sentido preciso do termo, às diferenças que o distinguem de outros procedimentos, e ao tipo de esperanças e de problemas que ele suscita. [...] Uma grande parte da confusão que cerca o neo-institucionalismo desaparece quando se admite que ele não constitui uma corrente de pensamento unificada”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine se os enunciados abaixo, acerca dos estudos comparativos que focam instituições, são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os estudos recentes que comparam instituições as analisam de forma mais normativa do que empírica.
( ) As instituições políticas de sistemas de governo distintos, como o parlamentarismo e o presidencialismo, têm sido uma das variáveis mais utilizadas nos estudos de instituições comparadas.
( ) As relações entre o setor público e o privado têm sido uma variável utilizada pelos estudos institucionais de caráter comparativo.
( ) Uma variável bastante utilizada para comparar instituições é a variável “forma de Estado”, se unitária ou federalista.
Respostas
respondido por:
16
Olá!
Todas as alternativas estão corretas.
A modernidade tem tido um papel muito importante na forma como as variáveis de governo se posicionam e quais as melhores estratégias para a execução de tarefas.
Deste modo, o método comparativo visa colocar duas modalidades políticas ou ações em uma balança e avaliar qual a que possui melhores condições de ser colocada em prática.
Sabendo disso, as instituições devem ter transparência, pois seu caráter é normativo.
Até mais!
eltinhodaagencpaoah6:
a sequencia correta é FVVV
respondido por:
6
resposta correta FVVV
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás