• Matéria: Ed. Física
  • Autor: ksppedreira00
  • Perguntado 8 anos atrás

Tratamento para Joelho Valgo

Respostas

respondido por: joa8282
0
Sim, joelho valgo tem cura. Na maioria dos casos não é preciso utilizar nenhum tratamento para corrigir o geno valgo, como também é conhecido, pois a deformidade começa a regredir gradualmente e espontaneamente a partir dos 4 anos de idade. Por volta dos 7 anos, o joelho valgo já está normalizado na maioria das crianças, mas em algumas ele persiste. Quando a deformidade permanece além do período considerado normal, que é entre 2 e 4 anos de idade, o tratamento é feito com órteses, sobretudo de uso noturno.

As órteses são aparelhos ortopédicos utilizados para corrigir alguma deformidade, conduzindo o membro para crescer corretamente. No caso do geno valgo, o aparelho corrige o desvio estimulando o desenvolvimento da cartilagem de crescimento mais de um lado que no outro.

O uso da órtese é indicado durante a noite porque é nesse período do dia que o crescimento é maior. Em casos mais graves de geno valgo, o aparelho ortopédico precisa ser usado durante todo o dia. Quando os desvios são muito severos, pode haver necessidade de cirurgia, mas esses casos são raros.

O tratamento cirúrgico do joelho valgo pode ser realizado colocando um grampo ou parafuso em um dos lados da placa de crescimento do osso do joelho. Assim, o procedimento inibe o crescimento de um lado, enquanto o outro cresce normalmente, corrigindo a deformidade.

Na idade adulta, o tratamento do geno valgo ou varo (joelhos arqueados para fora) é feito com osteotomia corretiva, que é a dissecção cirúrgica do osso. No geno varo a osteotomia é realizada na tíbia, enquanto que no valgo o procedimento é feito no fêmur.

O tratamento de casos acentuados de joelho valgo ou varo é necessário, pois a deformidade pode aumentar o impacto na coluna, quadril ou tornozelo, podendo causar artroses precoces.

Contudo, é importante lembrar que é normal e aceitável ter alguns graus de geno varo ou valgo, sem que isso signifique necessariamente uma doença ou problema ortopédico.
Perguntas similares