Uma paciente com 25 anos, com vida sexual promíscua, apresentou lesões vulvares, vesiculares com base eritematosa acompanhadas de febre, dor, anorexia e adenopatia inguinal bilateral. No material retirado das lesões foi pesquisada a presença de Treponema sp, Chlamydia sp, Neisseria gonorrhoeae, Gardnerella vaginalis e feito o teste sérico de VDRL, todas as pesquisas foram negativas. Qual, entre os testes citados abaixo, deverá ser realizado para a definição do diagnóstico?
Respostas
Olá, boa tarde!
Analisando o quadro da paciente, que apresentou lesões vulvares, vesiculares com base eritematosa acompanhadas de febre, dor, anorexia e adenopatia inguinal bilateral, podemos inferir que na verdade a paciente encontra-se com Herpes Genital e o teste mais apropiado para ela é a Pesquisa de Herpes vírus.
A razão é bem simples.
Todas as suspeitas de Doenças Venéreas Sexualmente Transmissíveis (DSTs) listadas acima não incluíram a suspeita de Herpes Genital, justamente a que poderia ser em função da vida promíscua da moça.
O texto informou, também, que ela passou pelo teste sérico de VDRL que é o teste realizado para detectar a sífilis e os resultados foram negativos.
"Neisseria gonorrhoeae" também não poderia ser, porque é uma doença que atinge somente os homens (Gonorréia).
Os outros testes propostos não têm a ver com a patologia citada. Por exemplo:
Pesquisa de Cryptococcus sp. - Cryptococcus sp são os fungos causadores da meningite.
Pesquisa de Aspergillus sp. - Aspergillus sp. é um fungo que contamina restos de alimentos, como pães e batatas.
Pesquisa de Leishmania sp. - teste feito para detectar leishmaniose.
Pesquisa do vírus H1N1 - é feita para detectar o vírus da gripe H1N1.
Logo, a pesquisa correta a ser feita é a do Herpes Vírus.
Espero ter ajudado!