Vamos compartilhar a nossa análise sobre uma situação comum de resolução de cálculos enfrentada por professores que trabalham com crianças de 3º e 4º ano, principalmente:
Bruno resolveu o cálculo 34 + 27 da seguinte maneira:
34
+27
511
Como Bruno pode ter pensado para resolver o cálculo dessa forma?
Quais são os conhecimentos matemáticos que ele ainda precisa construir para resolver o algoritmo tradicional de forma compreensível e adequada?
Que situações matemáticas o professor deverá criar para que esse aluno construa corretamente o algoritmo tradicional da adição? Que outro algoritmo o professor pode ensinar a esse aluno para que suas dúvidas sejam sanadas?
Respostas
respondido por:
1
Podemos observar que Bruno somou o número 4 com o número 7, resultando em 11, e somou o número 3 com o número 2 , resultando em 5. Logo, ele concluiu que 34 + 27 = 511.
Podemos perceber que Bruno ainda não sabe como resolver uma conta de adição com números de dois algarismos e que a casa das unidades só comporta os números de 0 a 9.. Perceba que ele colocou na casa das unidades o número 11.
O professor pode utilizar o material dourado para reverter essa situação. Outro material que o professor pode utilizar é o ábaco.
Esses materiais concretos devem ser utilizados junto com a conta armada para que o aluno perceba o que de fato está acontecendo.
elisapaulus97:
Oi vc poderia me ajudar???
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás