Respostas
Já bastante apreciada e praticada pelo público, a natação entrou na edição dos Jogos de Atenas, na Grécia, 1896, a primeira Olimpíada da Era Moderna. Na ocasião, três provas foram disputadas: 100 metros livre, 500 metros livre e 1.200 metros livre. Todas elas eram realizadas no mar, o que colocava em risco a vida dos participantes.Mas foi somente nos anos seguintes, com a inclusão de piscinas e novas provas nos jogos, que o número de atletas aumentou. Em 1912, inclusive, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia, as mulheres começaram a competir.
A australiana Sarah Funny” Durack foi a primeira grande campeã de uma prova de natação olímpica.Com a Segunda Guerra Mundial, os jogos tiveram um intervalo de 12 anos, retornando em 1948, em Londres, na Inglaterra. Nestes mesmos jogos, os norte-americanos voltaram assumindo o topo de melhores do mundo. Tanto que o atleta dos Estados Unidos, Don Schollander, foi o primeiro a conquistar quatro medalhas de ouro numa mesma modalidade em 1964, no Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.
Atualmente, a competição de natação tem quatro estilos: peito, costas, borboleta e livre. Mas existem também as disputas do nado medley, em que o atleta deve de utilizar os quatro estilos numa mesma prova. Além disso, há também a maratona aquática, realizada em distância de 10 quilômetros tanto para homens quanto para mulheres. Esta, acontece em água abertas, como rios, mares e lagos.
Entretanto, a origem dos Jogos Olímpicos remonta às antigas cidades-estado da Grécia, especificamente a uma delas: Olímpia.