O conhecimento empírico, também chamado conhecimento popular ou senso comum, é o conhecimento adquirido dos antepassados; é o resultado das experiências vividas na sociedade a que cada qual pertence. Tais experiências, em geral, não tem como objetivo a construção do conhecimento, mas sim a satisfação de uma necessidade. Daí, podermos afirmar que o conhecimento empírico é, de certo modo, fruto do acaso, sendo adquirido por meio de ações aleatórias. Sua origem vem do processo de acostumar-se a uma explicação ou compreensão da realidade, sem que ela seja questionada.
A partir da definição de senso comum, responda:
a. Informe pelo menos um exemplo de conhecimento de senso comum presente na escola e na fala de professores a respeito da educação e da sala de aula.
b. Por que este tipo de conhecimento não pode ser generalizado para explicar a realidade de todas as escolas?
Respostas
respondido por:
18
Olá
Podemos associar o senso comum a uma experiência de caráter próprio do ser humano, aquele que é adquirido nas lutas diárias, bem como os passados por gerações. Esse senso é evidenciado em uma sala de aula por exemplo quando tem-se a ideia de que o professor é sempre o detentor de todo conhecimento e moral na sala de aula.
Esse argumento não pode ser generalizado porque sabe-se que infelizmente há locais em que o desrespeito para com a figura do professor faz-se presente.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás