2) Visando estudar o ciclo reprodutivo de lagartos pequenos da espécie Liolaemus occipitalis, que ocorrem no litoral do Rio Grande do Sul, Verrastro e Krause (1999) mediram o volume testicular (VT) de exemplares do sexo masculino coletados entre abril de 1986 e março de 1988, e calcularam o coeficiente de correlação linear entre VT e a temperatura na data da coleta. O valor obtido foi r = – 0,75.
a) Pode-se afirmar que há correlação entre as variáveis?
Respostas
Olá, tudo bem?
É bastante comum em pesquisas verificar se existe relação entre duas ou mais variáveis, ou seja, saber se as alterações sofridas por uma das variáveis são acompanhadas por alterações nas outras.
A verificação da existência e do grau de relação entre as variáveis é o objeto de estudo da correlação. Uma correlação negativa (r = -0,75), que é o caso do resultado apresentado na questão, ocorre quando valores crescentes da variável x estiverem associados a valores decrescentes da variável y, ou valores decrescentes de x associados a valores crescentes de y.
Assim, sabendo que valores de 0,7 a 0,9 positivo ou negativo indicam uma correlação forte, é possível afirmar que com um valor de r = -0,75, há correlação entre as variáveis da questão.