OS DIFERENTES INSTRUMENTOS DE APOIO AOS EMPREENDEDORES BRASILEIROS”
Em seu texto aborde os seguintes aspectos:
a) O empreendedorismo no Brasil e os Instrumentos de apoios aos empreendedores.
b) A função de uma Aceleradora no atual cenário brasileiro.
c) A função de uma Incubadora no atual cenário brasileiro.
Respostas
Olá!
No caso em questão podemos afirmar que existem diversos mecanismo que ajudam as pessoas a empreender no Brasil. Esses mecanismo são de suma importância para que as pessoas tenham maiores possibilidade de sucesso em seus negócios. Vamos citar duas delas aqui, a incubadoras e as aceleradores.
As incubadoras tem como objetivo dar suportes as pequenas empresas de acordo com alguma diretriz governamental. Citamos aqui como exemplo, projeto que incentivem a biotecnologia, para que possa fomentar a agricultura familiar em uma região mais rural, que necessite desse investimento para crescer.
Já as aceleradoras, por sua vez, são focadas em empresas que tenham o potencial para crescerem muito rápido. Por isso, aceleradoras tem por objetivo buscar startups que já possuam potencial de grande crescimento a médio e longo prazo.
Espero ter ajudado!
Para empreender no Brasil é preciso criatividade e inovação, além de uma margem significativa de perdas. As taxas para o empreendedor são altas e por isso, muitas empresas com menos de dois anos de existência fecham as portas. Nos últimos anos, esse cenário vem melhorando por causas redução do desemprego, evolução do PIB, queda na taxa de juros, entre outros aspectos. As empresas nascentes tem um suporte significativo através de ações concretas como financiamentos, consultorias, incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos que dão base para o início de um novo negócio.
As aceleradoras são focadas em empresas de pequeno porte com potencial alto de crescimento rápido, investindo no desenvolvimento de Startups para atingir seu objetivo em um período médio de três meses e tornam-se sócias de Startups com um investimento pequeno, podendo desvincular-se vendendo a sua participação.
Já as incubadoras são focadas em empresas de pequeno porte de acordo com alguma diretriz governamentais, sem fins lucrativos. Com o objetivo de desenvolver empresas de sucesso, economicamente viáveis e competitivas. Oferecendo apoio com infraestrutura, suporte ao negocio e networking com preços significativos, além, da taxa de mortalidade ser menor.