"Cidadania" tem sido uma palavra-chave do discurso que se reivindica como democrático. Colocar a alteridade à sombra da cidadania pode soar estranho, já que a idéia de cidadania está imediatamente associada a reconhecimento e respeito pelo outro, pelo menos no que se refere a direitos civis. A democracia se define exatamente como um regime no qual a soberania pertence ao conjunto dos cidadãos - que, em princípio, são todos os membros de uma sociedade: todos considerados indivíduos, iguais em seus direitos perante a lei, independentemente de classe, cor, sexo ou religião.
ROLNIK, Suely. À sombra da cidadania: alteridade, homem da ética e reinvenção da democracia. Disponível em Acesso em 20 ago. 2018.
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Cidadania é um conceito diretamente relacionado à ideia de alteridade, no sentido de se construir uma sociedade que aproxima os iguais e rejeita o diferente, posto que este pode causar transtornos para a convivência social.
Alternativa 2:
A cidadania é fundamental para o funcionamento da democracia, de modo que uma sociedade que se diz democrática é aquela cujo povo é soberano, participando ativamente das discussões e decisões acerca de temas que dizem respeito a toda sociedade.
Alternativa 3:
A princípio, os termos cidadania e democracia não possuem relação direta, ganhando significado apenas quanto tratamos dessas questões no contexto do debate político.
Alternativa 4:
A democracia prevê a participação de todos os cidadãos nas decisões do governo, embora nem todas as sugestões sejam acatadas, visto que a população comum não tem os conhecimentos necessários para realizar um debate mais profundo sobre temas políticos.
Alternativa 5:
Para que uma sociedade seja considerada democrática, é importante que os indivíduos que a compõem rejeitem a ideia de alteridade, posto que esse princípio alicerça preconceitos na sociedade.
Respostas
A cidadania é fundamental para o funcionamento da democracia, de modo que uma sociedade que se diz democrática é aquela cujo povo é soberano, participando ativamente das discussões e decisões acerca de temas que dizem respeito a toda sociedade.
Olá!
No caso em questão podemos afirmar que a alternativa verdadeira é a segunda qual seja: A cidadania é fundamental para o funcionamento da democracia, de modo que uma sociedade que se diz democrática é aquela cujo povo é soberano, participando ativamente das discussões e decisões acerca de temas que dizem respeito a toda sociedade.
Isso porque o texto e a doutrina aduzem que a alteridade e a cidadania são valores que estão ligados entre si, perfazendo o conceito de democracia. Esta por sua vez envolve a participação de todos, de forma indistinta e sem preconceitos.
Esses valores tem evoluído cada vez mais ao longo dos anos no sentido de construir uma sociedade plural.
Espero ter ajudado!