Respostas
Estruturalismo é uma palavra muito usada para definir uma abordagem de pensamento que pode ser apresentada em vários campos de estudo acadêmico, como a antropologia, sociologia, psicologia, filosofia e também a linguística, tendo como ponto de vista uma sociedade e sua cultura formadas por estruturas, na qual essa sociedade irá tomar para si uma base para a criação ou continuação da língua, economia, comportamento, costumes e muitos outros pontos que são de extrema importância para a formação de um povo.
Funcionalismo é uma teoria adaptada para diferentes campos de conhecimento, como a filosofia, a psicologia e a antropologia. Seu principal objetivo é explicar a sociedade, as ações coletivas e individuais, a partir de causalidades, ou seja, de funções. Desta forma a sociedade, ou o que se observa a partir desta teoria, é compreendida como um organismo, composto por órgãos relacionados e com funções específicas.
O estruturalismo é uma abordagem de pensamento compartilhada pela psicologia, filosofia, antropologia, sociologia e linguística que vê a sociedade e sua cultura formadas por estruturas sob as quais baseamos nossos costumes, língua, comportamento, economia, entre outros fatores.
Além das Ciências Humanas, a Administração também passa a usar o estruturalismo enquanto método para o desenvolvimento das chamadas Ciências de Gestão.
O funcionalismo é uma tendência da arquitectura racionalista moderna que faz prevalecer os elementos formais e práticos. Também se lhe dá o nome de escola linguística dos funcionalistas.
A nível geral, pode-se dizer que o funcionalismo é uma corrente teórica das ciências sociais que surgiu na década de 30 na Inglaterra. A teoria está vinculada a pensadores como Émile Durkheim, Talcott Parsons e Robert Merton, entre outros.
O funcionalismo caracteriza-se por um enfoque empirista que pondera as vantagens do trabalho de campo. Posto isto, é fundamental no desenvolvimento da antropologia científica, com especialistas que têm percorrido o mundo com vista a desenvolver os seus trabalhos.