Química - 39 pontos para a melhor resposta.
Defina o que são e qual o sentido de crescimento na tabela das seguintes propriedades periódicas:
a) Eletronegatividade
b) Eletropositividade
c) Raio Atômico
d) Volume Atômico
e) Densidade
f) Energia de Ionização
g) Eletroafinidade
Respostas
Deixarei os detalhes que você pode descartar em itálico, mas seria interessante adicioná-los ao seu trabalho para que fique mais completo e mais compreensível.
A) Eletronegatividade: É a tendência de um átomo a atrair elétrons. Não existe uma unidade de medida para ela, pois é uma propriedade comparativa. Quanto mais prótons no núcleo do átomo e menos camadas eletrônicas ele tiver, maior sua eletronegatividade. Logo, ela cresce de baixo para cima, da esquerda para a direita.
B) Eletropositividade: É o exato oposto da eletronegatividade: a facilidade em ceder elétrons para outro átomo. Logo, cresce de cima para baixo, da direita para a esquerda.
C) Raio Atômico: A distância entre o núcleo e o elétron mais externo do átomo. De acordo com as descobertas de Schrödinger para a mecânica quântica, os átomos, quando isolados, não têm um raio definido (os elétrons poderiam estar em uma distância próxima do infinito e ainda assim seriam pertencentes ao átomo). O raio atômico é definido, portanto, como a distância média entre núcleo e elétron em moléculas, onde essa distância é bem definida. Como a atração entre os elétrons de valência e o núcleo aumenta conforme aumenta o número de prótons e diminui o número de camadas eletrônicas, o raio atômico cresce da direita para a esquerda e de cima para baixo.
D) Volume Atômico: O volume ocupado por determinada quantidade de átomos organizados de uma forma específica. Tudo depende da célula unitária dos átomos num retículo cristalino. Quanto maior o número de camadas de um átomo, maior será a célula unitária e, consequentemente, maior o volume; os metais de transição têm uma propriedade curiosa em que conseguem dispersar seus elétrons de valência na ligação, reduzindo o volume de suas células unitárias. Logo, o volume cresce de cima para baixo, do centro para a esquerda e do centro para a direita.
E) Densidade: Refere-se à massa relativa ao volume ocupado pela célula unitária do átomo. Como o número de prótons cresce muito de um período para o outro e a massa atômica relativa ao volume tende a crescer para o centro, conclui-se que a densidade cresce de cima para baixo, dos lados para o centro.
F) Energia de Ionização: Energia necessária para tirar o elétron mais externo de um átomo. Como as forças de atração aumentam conforme diminuímos o número de camadas e aumentamos o número de prótons no núcleo, a energia de ionização cresce da esquerda para a direita e de baixo para cima.
G) Eletroafinidade: Energia que um átomo recebe ou libera ao receber um elétron. Cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.