• Matéria: Geografia
  • Autor: camillyvictoria
  • Perguntado 8 anos atrás

Alguem poderia me ajudar fazendo favor

1) Explique as diferenças entre El Niño e La Niña e por que esses fenômenos provocam anomalias na circulação atmosférica.

2) Qual é a região brasileira onde ambos os fenômenos, El Niño e La Niña, provocam impactos negativos do ponto de vista social e econômico?

Desde já agradeço

Respostas

respondido por: pedronespoli06pe8ipq
37

1) O El Niño é o fenômeno resultante do aquecimento anormal das águas do Pacífico na costa litorânea do Peru, onde geralmente as águas são frias. Tal fenômeno produz algumas massas de ar quentes e úmidas, que geram algumas chuvas na região de entorno com a diminuição do regime de chuvas em outras localidades, tais como a Amazônia, o Nordeste brasileiro, a Austrália, Indonésia e outras.

O La Niña é um fenômeno exatamente inverso. Ela representa um esfriamento anormal das águas do oceano Pacífico em virtude do aumento da força dos ventos alísios.

2) A frequência e severidade dos fenômenos climáticos afetam diretamente o trabalho do produtor rural, tornando a atividade da agricultura ainda mais complexa.

O El Niño no Brasil, o fenômeno também contribui para o aumento de chuvas nas regiões Sul e em partes do Sudeste e do Centro-Oeste.

O La Niña no Brasil, o La Niña provoca os efeitos opostos, com a intensificação das chuvas na Amazônia, no Nordeste e em partes do Sudeste. Além disso, o La Niña provoca a queda das temperaturas na América do Norte e na Europa.

Perguntas similares