respeito do liberalismo econômico e do neoliberalismo, leia as afirmações a seguir e avalie se estão corretas.
I. Segundo Adam Smith, o principal autor da teoria do liberalismo econômico, defendia que o Estado não deve interferir nas relações econômicas, há, segundo ele, uma espécie de “mão invisível” que regula o mercado.
II. O liberalismo econômico se tornou a principal teoria que deu base ao capitalismo industrial.
III. O neoliberalismo, derivado do liberalismo clássico, se tornou o pensamento político-econômico hegemônico do mundo globalizado.
IV. O neoliberalismo defende o Estado mínimo, que limita o investimento do Estado em políticas públicas.
Estão corretas as afirmações:
Respostas
I, II, III e IV. Foi necessário escrever no mínimo 20 caracteres.
Opah, amigo(a)!
Em termos simples, podemos definir o Liberalismo como uma corrente de pensamento que luta pela preservação dos direitos de cada indivíduo (individuais). Nesta lógica, independentemente da área de atuação, o agente (homem, empresa) é livre para agir, sem sofrer nenhum tipo de interferência ou intervenção.
No campo econômico, os Liberalistas acreditam que o Estado não deve interferir, de nenhuma forma. Nesta perspectiva, o indivíduo é livre para comprar e vender (livre e pura concorrência), sem a necessidade da mão do Estado (regulação estatal).
Ainda, nesta direção, observamos que o Neoliberalismo é uma corrente de pensamento moderna que prega a ideia da mínima intervenção do Estado na economia de uma nação.
Como consequência desta ideia, os neoliberalistas acreditam que o mercado pode se autorregular (relação entre compradores e vendedores). No mundo globalizado, podemos perceber que as grandes potências econômicas e alguns países emergentes (em desenvolvimento) adotam ao pensamento político-econômico do Neoliberalismo.
Gabarito:
"I, II, III e IV".
Espero ter contribuído.