• Matéria: História
  • Autor: lindinhabonitip71nfe
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a relação entre a crise do capitalismo e a ascensão do fascismo

Respostas

respondido por: TatianeJennifer
0
A crise revelou que a "mão livre do mercado" (proposta de Adam Smith, no século XVIII) não era capaz de bem conduzir a economia e que deveria haver participação estatal (proposta de Keynes para solução da crise).
O movimento nazi-fascista surgiu como proposta de fortalecimento do Estado e propondo que algumas raças eram superiores. A Itália e a Alemanha forma alvo deste movimento. Devemos nos lembrar de que a crise iniciou-se nos Estados Unidos da Amércia.
Resumindo, a relação se deu porque o ambiente da crise permitiu proposta para um Estado forte. Porém, a resposta envolve um processo mais amplo, ocmo exposto. espero ter te ajudado
respondido por: gabyfranca2003
0

A Alemanha passou por sanções devido aos seus atos na Primeira Guerra e isso gerou um período de crise.

Graças a investimentos estadunidenses, reorganiza sua economia e afasta a crise. No entanto, tudo isso é passageiro, e em 1929, com a crise mundial do capitalismo, e a retirada dos financiamentos dos EUA, o país será drasticamente atingido pela crise. Em 1932, contam-se mais de 6 milhões de desempregados..

Para os desempregados, marginalizados, a classe média falida, escalões militares e a alta burguesia, o nazismo é a solução.

O Partido Nazista ganha as eleições presidenciais de 1933, mas 1934 o presidente Hindembreg morre e Hitler, até então chanceler, passa a gozar o título de Führer.

Há uma intensa campanha contra os comunistas e a indústria bélica e o militarismo resolvem o problema de desemprego.

Perguntas similares