Em pleno inverno amazônico, entre os meses de janeiro e fevereiro, mais de 6,2 mil hectares de florestas foram destruídos para dar lugar à produção agropecuária e garimpo ilegal na Bacia do Rio Xingu. Cerca de 800 hectares foram abertos dentro de Terras Indígenas (TIs) e Unidades de Conservação (UCs) (...). Essas áreas protegidas formam o Corredor Xingu de Diversidade Socioambiental e são fundamentais para a proteção das florestas e dos territórios tradicionalmente ocupados. O desmatamento fora dessas áreas também impressiona: foram mais de 5 mil hectares em regiões muito próximas aos limites do Corredor.” HARARI, I. Desmatamento no Xingu avança mesmo debaixo de chuva. Instituto Socioambiental. São Paulo, 20 mar. 2018, Blog do Xingu. Disponível em: . Acesso em: 21/03/2018. O trecho da reportagem acima salienta o desmatamento, uma das intervenções humanas que provoca catástrofes e conflitos ambientais. Com base no texto e nos conhecimentos aprendidos, relacione as duas colunas:
Respostas
Parece que você se esqueceu de digitar as colunas. Segue em anexo.
A sequência correta é 3, 4, 1, 2.
Inundações, enchentes e deslizamentos são exemplos de desastres ambientais, pois são desastres relacionados ao meio ambiente causados pela ação do ser humano. Não é a chuva a vilã, mas o ser humano, que entope os bueiros, canais e rios com lixo e desmata áreas de barreira.
Desenvolvimento sustentável está relacionado ao equilíbrio entre capitais, econômicos, sociais e ambientais. Ou seja, é saber utilizar os recursos da natureza de modo consciente, preservando para garantir a sobrevivência das próximas gerações.
O trabalho está relacionado à transformação da natureza para suprir as necessidade humanas. A agricultura, a pecuária, a indústria, são exemplos de atividades humanas que transformam a natureza.
O meio ambiente é formado por elementos animais (o ser humano é um deles) e vegetais.