Respostas
Olá,
Completando o enunciado: “neste momento quando me desapego do lugar onde passei o melhor tempo de minha vida, ao deixar jorge repousando sobre a mangueira por nós plantada no jardim, mil lembranças afloram-me à cabeça. Lembro-me de coisas que para muitos podem parecer tolas, mas que para mim não são. Zelia Gattai. Memorial do amor. Rio de Janeiro: Record, 2004, p.13.” Acerca do trecho transcrito no enunciado desta questão, são feitas as seguintes afirmações:
A) o marcador temporal “neste momento”, com a qual a autora abre o parágrafo, deixa pressuposto que o momento da despedida é também o da enunciação.
B) num pequeno trecho desse parágrafo, a autora faz uma avaliação de uma época de sua vida.
C) o último período do trecho faz referência à realidade de julgamentos.
Quando a autora Zelia Gattai utiliza a expressão "neste momento", isso trata-se de um marcador temporal, que passa a ideia para o leitor de que dessa forma começa-se o enunciado, da mesma forma em que e trata de uma despedida. Isso valida a afirmação presente em A.
Quando a autora afirma " (...) me desapego do lugar onde passei o melhor tempo de minha..." ela está a nos falar sobre parte da sua vida, como era, como ela sentiu-se a respeito e como revê essa situação no momento em que escrevera o texto. Isso valida a afirmação B.
Por isso são verdadeira apenas A e B.
Abraços!