• Matéria: Contabilidade
  • Autor: nicaela25
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais são as principais diferença entre o método direto e indireto na elaboração da DFC

Respostas

respondido por: avneraires
1

Boa tarde,

A Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é dividida em 3 segmentos: atividade operacional, atividades de investimento e atividades de financiamento.

As atividades operacionais referem-se às receitas, custos e despesas relacionados ao cotidiano operacional da empresa propriamente dito, como a produção, comercialização, entrega de produtos e etc, são transações registradas, normalmente, na DRE.

As atividades de investimento referem-se, basicamente, às atividades que promovem aumentos e/ou reduções no ativo não circulante da entidade.

As atividades de financiamento dizem respeito às formas de obtenção de recursos da empresa, como obtenção de empréstimos, comercialização de ações. E as saídas se configuram como liquidação desses empréstimos, dividendos pagos e etc.

Os métodos direto e indireto de elaboração da DFC diferem apenas no segmento das atividades operacionais. Enquanto o método indireto consistem em partir do lucro ajustado e levar em consideração as variações das contas do Balanço Patrimonial, o método direto parte de relatórios de recebimento e pagamento da empresa.


Perguntas similares