PERGUNTA 8
Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez pessoas respiram ar contaminado em todo mundo. Milhares de pessoas morrem devido à inalação de gases e à exposição a partículas finas. Estes gases são, em grande parte, provenientes dos transportes. Durante a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, foi constatada uma redução de 50% da poluição do ar na cidade de São Paulo após o sétimo dia de paralisação.
Entretanto, os impactos da poluição do ar não afetam apenas a saúde humana. Assinale a alternativa que contêm outras consequências deste tipo de interferência humana.
a.
Extinção de animais, redução das águas e diminuição da camada de ozônio.
b.
Eutrofização, poluição das águas e chuva ácida.
c.
Escurecimento da atmosfera, redução da biodiversidade e poluição das águas.
d.
Redução da biodiversidade, efeito estufa e eutrofização.
e.
Diminuição da camada de ozônio, chuva ácida e efeito estufa.
Respostas
Olá!
A poluição do ar, também chamada de poluição atmosférica, causa diversos problemas de saúde pública e ambientais. Consiste na presença de substâncias derivadas das atividades humanas ou naturais que colocam em risco a qualidade de vida dos seres vivos.
As principais consequências para a saúde são: os problemas respiratórios e cardiovasculares. E os ambientais são principalmente, chuvas ácidas, destruição da camada de ozônio e efeito estufa.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e) Diminuição da camada de ozônio, chuva ácida e efeito estufa.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Diminuição da camada de ozônio, chuva ácida e efeito estufa
A poluição atmosférica embora seja um assunto comum, seus problemas muitas das vezes não são muito discutidos, grande parte das pessoas hoje contribuem com esse tipo de poluição e nem ao menos tem noção disso, as consequências dessa poluição recaem sobre todos nós.
O meio ambiente é necessário para que haja vida na terra, as chuvas ácidas fazem com que os solos fiquem igualmente ácidos, e isso faz com que menos plantações sejam feitas ali, refletindo em falta de alimento, a diminuição da camada de ozônio permite que mais raios solares entre e ocasiona o efeito estufa, o que leva várias espécies a morte.