Respostas
respondido por:
3
Proprietários de supermercados, quitandas, padaria ou mercearias costumam ter dúvidas de quais os alimentos que podem ser embalados a vácuo sem prejuízo a sua integridade. Por não possuir adição de conservantes ou produtos químicos, quase todos os alimentos podem passar por este processo, mas para ajudar a esclarecer as dúvidas fizemos uma lista com os principais grupos alimentícios.
Grãos, Castanhas, Sementes e Cereais
No caso destes alimentos, costumam haver poucas dúvidas sobre a embalagem. Podem ser embalados in natura, triturados ou moídos, preservando o frescor, crocância e aroma por muito mais tempo do que em embalagens comuns. Abrir um pacote de café a vácuo, leva a imaginação do consumidor ao momento em que os grãos foram moídos graças ao odor inconfundível.
Frutas, verduras e legumes
Antes do embale destes produtos, é preciso levar em conta a textura e o formato das embalagens. Em alguns casos, fatiar os alimentos facilita o processo de embale e também a venda dos produtos. Descascar e embalar é lucrativo, uma forma de aumentar os rendimentos. Com a validade prolongada pelo vácuo, os estabelecimentos não perdem as mercadorias.
É preciso ficar atento a oxidação de algumas frutas, que se não forem mantidas em temperatura ideal ficarão com aparência ruim.
Carnes, Queijos e Embutidos
Como as embalagens a vácuo extingue o oxigênio, ela se torna ideal para o embale de carnes, queijos e embutidos devido ao controle microbiológico que retarda a deterioração e viscosidade. Se após a embalagem, os alimentos forem congelados o tempo de conservação será multiplicado.
De acordo com a empresa Everest Seladoras , as embalagens a vácuo requerem recipientes de plástico mais grosso, para evitar perfuração, e equipamento específico. "Para produzir boas embalagens é necessário a aquisição de máquinas seladoras , este tipo de equipamento suga o ar do saco plástico e faz a vedação em segundos. O essencial é não deixar entrar ar de jeito nenhum.
teteulessape9vym:
parabém
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás