Respostas
A hibernação é um estado letárgico pelo qual muitos animais homeotérmicos, em grande maioria de pequeno porte, passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. Os animais mergulham num estado de sonolência e inatividade, em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sobrevivência.
Mãe e filho do Urso negro americano em hibernação
A respiração quase cessa, o número de batimentos cardíacos diminui, o metabolismo, ou seja, todo o conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no organismo, restringe-se ao mínimo. Pode-se dizer que qualquer animal que permanece inativo durante muitas semanas, com temperatura corporal inferior à normal, está em hibernação, embora as mudanças fisiológicas que acontecem durante o letargo sejam muito diferentes, de acordo com as diferentes espécies.Normalmente este fenômeno ocorre em regiões onde existe um inverno rigoroso e escassez de comida, mas existem algumas espécies que dormem na estação quente e seca, porque para elas as maiores ameaças são a alta temperatura e a falta de água. Este caso é conhecido como estivação[1][2][3]. Muitos caracóis passam por este estado durante as estações quentes e secas, durante as quais há pouco alimento e a humidade é escassa
ola
hibernação é o processo de inatividade parcial ocorre em certos animais durante o inverno, ondes eles dormem e seus corpos gastam menos energia devido ao repouso corporal assim mantendo abrigador durante o frio onde a busca por comida é mais difícil.
um exemplo disso é o urso