Respostas
Primeiro nós temos 3 tipos de soluções :
Insaturada (que a quantidade de soluto dissolvida não atingiu o coeficiente de solubilidade do liquido). Solução que contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade a uma dada temperatura
Saturadas (contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual ao coeficiente de solubilidade). Solução que contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura. Na solução saturada o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si.
Supersaturada (quando o seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior do que o soluto.). Solução que contém uma quantidade de soluto superior a solubilidade a uma dada temperatura. A solução supersaturada é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma solução saturada com presença de corpo de fundo.
Fatores que afetam essa solução
A quantidade de soluto que pode ser dissolvido num solvente para formar uma solução saturada depende de uma variedade de fatores.
Os fatores mais importantes são:
Temperatura – A solubilidade aumenta com a temperatura. Por exemplo, você pode dissolver muito mais sal na água quente do que na água fria.
Pressão – O aumento da pressão pode forçar mais soluto à solução. Isto é comumente usado para dissolver gases em líquidos.
Composição Química – A natureza do soluto e solvente ea presença de outros produtos químicos em uma solução afeta a solubilidade. Por exemplo, você pode dissolver muito mais açúcar na água do que sal na água. O etanol e a água são completamente solúveis um no outro.