O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir.O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias. O engenheiro constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada; ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado. Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir. I. O Taylorismo consolida a ideia de que a eficiência produtiva ou produtividade deveria se basear na “divisão do trabalho e especialização. II. A produção seriada ou linha de produção, foi um movimento criado por Taylor em 1856 para melhorar as condições de trabalho. III. Operários com funções fixas racionalizam suas tarefas, este é um princípio de organização do trabalho implementado por Ford. IV: O Fordismo surgiu como consequência das estratégias implementadas por Taylor, objetivando a racionalização do trabalho na indústria. Agora, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. b. Somente as afirmativas II e III estão corretas. c. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. d. Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. e. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Respostas
Olá, boa tarde!
De acordo com o enunciado, analisemos as questões propostas:
I -O Taylorismo consolida a ideia de que a eficiência produtiva ou produtividade deveria se basear na “divisão do trabalho" e especialização. Falso.
O texto estaria totalmente correto se não houvesse a presença da palavra "produtividade", o que é muito diferente de "produção".
Produtividade é a produção aliada à qualidade e simplesmente não havia esse conceito na Teoria de Taylor, cuja principal preocupação era, de fato, a divisão e a especialização do trabalho para uma produção em massa.
II. A produção seriada ou linha de produção, foi um movimento criado por Taylor em 1856 para melhorar as condições de trabalho. Verdadeiro.
Na realidade, não eram bem as condições de trabalho (do ponto de vista do operário) mas, otimizar e mecanizar o processo para garantir uma maior produção com efetividade.
III. Operários com funções fixas racionalizam suas tarefas, este é um princípio de organização do trabalho implementado por Ford. Verdadeiro.
A racionalização das tarefas foi um princípio instituído por Taylor e aperfeiçoado por Henry Ford.
IV. O Fordismo surgiu como consequência das estratégias implementadas por Taylor, objetivando a racionalização do trabalho na indústria. Verdadeiro.
Nascido em 1914, o Fordismo nasceu com a primeira linha de montagem semi automatizada de automóveis e adotou diversos princípios da teoria mecanicista de Taylor, com o diferencial de investir mais em tecnologia e em chegada de insumos à produção.
Logo, a alternativa correta é letra "C":
"Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas".
Espero ter ajudado!
Resposta:
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA