Em conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais no final do século XVIII e início do século XIX, surgiram doutrinas e teorias que buscavam, de um lado, justificar e regular a ordem capitalista burguesa que se estabelecia e, de outro, condená-la ou reformá-la. Estruturaram-se, então, respectivamente, as doutrinas liberais e as teorias socialistas, todas pertencentes a um novo ramo da ciência – a economia política
Analise as asserções abaixo sobre o Liberalismo econômico e assinale a alternativa correta:
I. A teoria do liberalismo econômico se tornou a base do capitalismo industrial, alinhado à compreensão do que seria uma organização política ideal para o desenvolvimento do comércio e da riqueza nas nações.
II. O sistema capitalista prioriza, ao adotar uma organização política liberal, a livre atuação, independentemente de questões sociais.
III. O principal representante do liberalismo econômico é Adam Smith, que defende que o Estado, enquanto ente político, não deve interferir nas relações econômicas.
Respostas
respondido por:
20
Olá,
I. Verdadeiro. A teoria do liberalismo econômico foi o motor ideológico e teórico dos processos da Revolução Industrial, mudando a concepção de riqueza do acúmulo de capital para o trabalho e sua respectiva produção.
II. Verdadeiro. O sistema capitalista está alinhado com uma economia e política liberal, que permita a livre concorrência sem influências políticas.
III. Verdadeiro. Adam Smith é o principal representante do liberalismo econômico, sendo que uma de suas ideias é a não interferência do Estado.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás