1- O que mudou na matriz energética no período em análise, se é que mudou?
2- Por que você acha isso?
3- Quais podem ser as implicações socioambientais, segundo cada matriz?
4- Por que, nos gráficos, a energia nuclear aparece em vermelho?
5- Como a geopolítica pode ter relação com o que cada matriz representa?
6- De maneira geral, como os efeitos ambientais podem justificar os interesses econômicos, em detrimento dos avanços tecnológicos?
Respostas
Olá,
1) Podemos perceber que mudou na matriz energética o fato que o carvão mineral teve seu uso aumentado, o petróleo diminuído, e os biocombustíveis atingiram a marca dos 10,6%.
2) Os dados apresentados comprovam, mas podemos dizer que a grande base da matriz energética continua a mesma: petróleo e carvão mineral.
3) Os biocombustíveis representam a forma de energia renovável e limpa; a energia nuclear representa uma energia eficiente e relativamente limpa, mas perigosa; o petróleo e o carvão mineral são energias advindas da exploração e da degradação ambientais, por isso geram problemas.
A energia hidrelétrica é eficiente e "limpa", mas gera problemas sociais e ambientais em função dos alagamentos da área em que são construídas as hidrelétricas.
4) Para demonstrar a grande diminuição uso da energia nuclear, além do fato de ser uma energia muito eficiente, mas perigosa.
5) A geopolítica tem relação direta com as matrizes energéticas, sendo que os países colocam o interesse econômico acima do interesse socioambiental.
6) Os interesses econômicos não justificam os efeitos ambientais causados, sendo que o carvão mineral e os combustíveis fósseis precisam ser substituídos a médio prazo.
Abraços!